Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Triunfo: um oásis no sertão Pernambucano

April 23, 2018

 Ponto mais alto de Pernambuco, a antiga terra dos índios Cariris, está localizada no sertão Pernambucano a 1.004 metros de altitude e 402 km do Recife. Triunfo não se enquadra nos estereótipos associados a dureza da caatinga, com um clima de montanha, uma rica fauna e flora e abundância de água, Triunfo é um verdadeiro oásis bem no meio do Sertão. Protegida por N.S das Dores, padroeira da cidade, Triunfo está na rota do cangaço apesar de nunca foi assaltada por Lampião. O Empório Pernambucano esteve lá esta semana para conhecer os seus sabores e os seus saberes. Voltamos, claro, com muitas histórias pra contar!

 

 

Tudo em Triunfo parece ter sido talhado para impressionar o visitante: as ruas de paralelepípedos, as ladeiras, os muros de pedras soltas pela cidade. A parte histórica bem preservada exibe casarões com janelas enormes, sobrados coloridos, igrejas, conventos e escolas datadas do século XIX e início do XX. Com pouco mais de 15 mil habitantes é o maior IDH da região do Pajeú. Triunfo é uma cidade onde o comercio local fecha para o almoço as 12h, as pessoas conversam sentadas na porta de casa e jogam dominó nas praças, alias, que praças!

 

 

Compre nossa kit de produtos de Triunfo

Nós fomos a mercearia do Seu Expedito, onde ele ainda anota os fiados no caderninho, tivemos o privilégio de conversar com a Dona Socorro Granja, artesã e artista que preserva receitas de licores e do famoso biscoito de São Nicolau trazido pelas Freiras Franciscanas vindas da Alemanha no inicio da II guerra. Escutamos histórias de cangaceiros contadas pelo Nilson, dono do bar Moks no centro da cidade. Visitamos o Engenho São Pedro, um engenho ecológico e sustentável que fabrica uma das melhores cachaças de Pernambuco. Alias, voltamos sabendo tudo sobre o assunto. Fomos a Casa Grande das Almas, situada na divisa entre Pernambuco e Paraiba, lugar que abrigava Lampião. Almoçamos arroz vermelho no centro e experimentamos o famoso café de Triunfo, uma variedade que além de orgânica não foi modificada para aumentar a produtividade da planta ou a resistência a pragas.

 

Os três dias que passamos foram pouco pra conhecer tudo o que a cidade oferece. Certamente voltaremos!

_______________________________________

Quer voltar conosco a Triunfo? Nós gostamos tanto da cidade que queremos voltar lá com você. Estamos estudando a viabilidade de levarmos um grupo a cidade nos próximos meses. Faça sua pré-inscrição ==>> EXCURSÃO PARA TRIUNFO

_____________________________________________________________________________

CONHEÇA NOSSA MERCEARIA ONLINE

______________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

___________________________________________

 

Igor Alves Calado

Junto com a Laysa é idealizador do Empório Pernambucano. É controlador de tráfego Marítimo no Porto de Suape e forte candidato a campeão brasileiro de matrículas mal sucedidas na Universidade. Na ultima vez, trancou o curso de História na UFRPE quando estava no último período em 2013 e até hoje não conseguiu voltar.

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon