Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Sobre os significados do Domingo de Ramos para os cristãos

March 25, 2018

 

"Alegra-te demasiado, ó cidade de Jerusalém; eis que o teu Rei vem a ti; ele é Justo e traz a Salvação; ele é Humilde e vem montado sobre um burrico, um potro sagrado, cria de jumenta." Zacarias 9:9

 

Após cerca de 3 anos pregando nas cidades da periferia da Galileia, sempre evitando as cidades maiores helenizadas, Jesus de Nazaré, o líder de uma seita judaica, organiza uma peregrinação a Jerusalém, a capital dos judeus ocupada pelo império Romano.

 

Era domingo, véspera do feriado mais importante do calendário judaico, a Páscoa. E também dias de tensão na capital ocupada dos judeus, nos confins do império que a governava. A cidade estava lotada de peregrinos vindos de todo o país quando Jesus adentra uma de suas portas montado em jumento. Atrás dele uma multidão acena com ramos de oliveira. O simbolismo da cena é forte. Para os que seguem Jesus era a realização da profecia de Zacarias segundo qual o Messias, Rei dos judeus chegaria à cidade montado em jumento para salvar o seu povo. Ao contrário do que nos acostumamos a pensar hoje, o Messias que o povo judeu esperava era aquele capaz de arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão. A entrada triunfal de Jesus as véspera da páscoa é uma clara afronta a governança romana, e, principalmente aos sacerdotes do templo, contra o qual se dirigia suas pregações.

 

LEVAMOS UM POUCO DO SERTÃO À SUA MESA: CONHEÇA O EMPÓRIO PERNAMBUCANO

 

 

A multidão dirige-se ao templo, e os evangelhos dão conta de que o grupo liderado por Jesus, indignado com a exploração da fé do povo, denuncia a elite sacerdotal e promove um conflito no templo. É por este motivo que dias depois, Jesus é preso, julgado e condenado a morte pelo crime de sedição. Incitar o povo a revolta.

 

Para os cristãos o domingo de ramos marca o início da semana santa que começa com a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com sua vitória sobre a morte uma semana depois.

__________________________________________________________________________________

CONHEÇA NOSSA MERCEARIA ONLINE

_________________________________________________________________________________

 

Igor Calado

 

Junto com a Laysa é idealizador do Empório Pernambucano. É controlador de tráfego Marítimo no Porto de Suape e campeão brasileiro de matrículas mal sucedidas na Universidade. Na ultima vez, trancou o curso de História na UFRPE quando estava no último período em 2013 e até hoje não conseguiu voltar.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon