Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

19 DE MARÇO – Dia de São José, padroeiro dos trabalhadores, dos pais e da justiça social

March 19, 2018

 

19 de março dia de São José, um dos santos mais festejados do Brasil, principalmente entre os católicos no nordeste. José, o carpinteiro da vila de Nazaré, pai adotivo de Jesus é venerado como santo pelas igrejas Ortodoxa, Anglicana e Católica. 

 

O dia de São José antecede em um dia o equinócio de outono e o início do período de chuvas no nordeste. Mas, antes que qualquer dado científico explicasse tais fenômenos, a sabedoria popular e a ciência sertaneja já sabiam que no dia 19 de março, dia de São José é o dia pra se começar a plantar o feijão, amendoim e o milho que serão consumidos três meses depois, nas festas juninas. Por este motivo gerações e gerações de sertanejos rezaram, pedindo a seu padroeiro que trouxesse as chuvas e com elas um ano de abundância e fartura.

 

 

LEVAMOS UM POUCO DO SERTÃO À SUA MESA: CONHEÇA O EMPÓRIO PERNAMBUCANO

 

É pelos serviços prestados a inúmeras gerações que rezaram pedindo a José para trazer as chuvas e proteger suas lavouras, que ele é hoje padroeiro de 23 municípios no Estado de Pernambucano, incluindo as cidades de Carpina e Bezerros, que o homenageiam com um feriado em seu nome. E até na capital, o Recife, ainda é possível escultar a queima de fogos em vários pontos da periferia da cidade. A sabedoria popular da conta de que se chover neste dia é sinal de colheita será boa e o ano de fartura!

 

São José é padroeiro dos pais, dos trabalhadores e da justiça social. Que as chuvas de março que fecham o verão e iniciam um novo ciclo tragam tudo isto ao Brasil.

 

 

“Meu divino São José, imploro em vossos pés, mandai chuva com abundância, meu Jesus de Nazaré”.

 

 

 

__________________________________________________________________________________

CONHEÇA NOSSA MERCEARIA ONLINE

 

 

 

Igor Alves Calado

Junto com a Laysa é idealizador do Empório Pernambucano e editor deste blog. É controlador de tráfego Marítimo no Porto de Suape e forte candidato a campeão brasileiro de matrículas mal sucedidas na Universidade. Na ultima vez, trancou o curso de História na UFRPE quando estava no último período em 2013 e até hoje não conseguiu voltar.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon