Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

É tempo de manga!

December 26, 2017

 

Espada, haden, rosa, palmer, bourbon...  Estamos em pleno período de safra da Manga, a rainha das frutas tropicais. O período de safra da manga vai de novembro a março. É tempo de arvores carregadas e de menino subindo no pé da casa do vizinho para fazer a alegria da criançada. É tempo das várias qualidades da fruta se enfileiram nas bancas de feiras e supermercados, anunciando que é tempo de consumir à vontade a fruta de polpa suculenta e amarela. Apesar deste ser o período da safra, a fruta pode ser comprada durante quase todo o ano. A diferença é que o sabor é bem mais acentuado nesta época, quando as frutas maduram naturalmente, ficando mais doces.

 

A manga é originária da Índia, seu maior produtor mundial. Sendo uma fruta que precisa de abundância de sol e chuva a manga encontrou no Brasil as condições ideais para produzir em abundância.  Em sua terra natal, a fruta protagoniza uma receita tradicional que mostra toda a sua versailidade: o mango chutney, condimento de sabor agridoce e um pouco picante, que combina com carnes, aves, embutidos, queijos, peixes, camarões. Também é muito usada no lassi, bebida típica indiana à base de iogurte e mel.

 

 

Nutritiva

A manga é uma excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas, a fruta não oferece restrições de consumo, e ao contrário do que se imagina, não é altamente calórica: cada 100g da fruta tem apenas 65 calorias. Entretanto, alguns tipos de manga chegam a pesar até 400g! E é aí que mora o perigo do excesso.

 

A manga boa para o consumo não deve apresentar batidas, rachaduras, tons cinza ou manchas escuras na casca. Ao cheirar a fruta, seu aroma deve ser fresco e ter aroma agradável. A cor não é sempre um indicador único da maturação: algumas variedades se tornam amarelas quando maduras, outras apresentam coloração vermelho, vermelho amarelado ou verde alaranjado.

 

 

Até com leite

Quase todo mundo já ouviu falar que misturar manga com leite faz mal. Pura crendice. O mito, segundo alguns historiadores, nasceu na escravidão, quando os senhores criaram e espalharam essa história para impedir que a mão-de-obra consumisse os dois itens em suas propriedades. Não se sabe se a estratégia deu certo, mas a falsa ideia perdurou e ainda hoje há quem evite o casamento. Na verdade, a combinação é benéfica para o organismo, já que ambos são alimentos nobres. O leite é a fonte mais importante de cálcio. Já a manga é rica em vitaminas A e C, além de conter sais minerais e quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B, que favorecem a absorção de nutrientes e a boa digestão.

 

 

Selecionamos algumas receitas de pratos que levam a fruta para você fazer e se deliciar. Confiram:

 

Pudim de coco com manga

Sorvete de manga

Musse de manga

Salmão grelhado com molho de manga

 

Conheça nossa loja online

 

Empório Pernambucano

Levamos um pouco do sertão à sua mesa!

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon