Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Governador de Pernambuco assina decreto estendendo o carnaval

February 28, 2017

 

 

Medida faz parte das comemorações do Bi-centenário da Revolução Pernambucana de 1817.

Na manhã de hoje, 28 de fevereiro, terça de carnaval, os Pernambucanos e os foliões que vieram conhecer o maior carnaval de rua do mundo, acordaram com uma grata surpresa. O governador do Estado acaba de assinar um decreto estendendo o carnaval até a próxima segunda–feira, dia 6 de março. O objetivo do decreto é “valorizar um dos eventos mais importantes da história do nosso país, e que este ano completa 200 anos”.

 

E é verdade ha 200 anos os Pernambucanos desafiaram a coroa Portuguesa e decretaram a sua independência. Emissários foram mandados aos EUA para conseguir apoio internacional. O plano dos revoltosos incluía o sequestro do General francês Napoleão Bonaparte que seria trazido a Pernambuco para, a partir do Recife, liderar as tropas que libertariam todo o país! Pernambuco foi uma república livre durante 74 dias. A data, um dos episódios mais marcantes da história do Brasil, é considerada Data Magna no Estado, no entanto o feriado foi abolido, transformado em ponto facultativo, pela ALEPE um ano depois de instituído.

 

Segundo o governador, no dia 6 de março, haverá comemorações em todo o Estado: Desfiles cívicos na Avenida Conde da Boa Vista, com direito a concurso de bandas marciais e desfiles de alunos da rede pública e privada do Recife. No pátio do terço nações de maracatus, Cavalos-Marinho e afoxés receberão as chaves da cidade e darão o ritmo das comemorações. Fala-se que até o Galo da madrugada, terá uma segunda chance de desfilar este ano, “As comemorações terão a grandeza e a envergadura que o evento merece” afirmou o governador sem dar mais detalhes sobre a saída do Galo.

 

No mesmo decreto o governador estabelece o ano de 2017 como “o ano da Educação em Pernambuco”. Os professores, que terão os vencimentos dobrados até 2018, serão instruídos a desenvolverem atividades que rememorem os acontecimentos e promovam a identidade dos educandos com a sua história. Temas caros aos dias atuais como “democracia”, “república”, “direitos humanos” e “liberdades individuais” serão abordados prioritariamente em sala de aula durante todo o ano letivo.

 

As notícias acima não são verdadeiras, mas deveriam ser! Servem para que reflitamos sobre como os nossos governantes, que administram o Estado em nome dos interesses da coletividade, tratam a nossa história, as lutas e conquistas que fundaram o nosso país. Um povo que não conhece a sua história não tem condições de lutar por ela. Um povo que pouco sabe sobre os direitos que conquistou, pouco lutará quando esses direitos estiverem ameaçados! Quem não sabe que é ‘livre’, só lutará pela liberdade quando já a tiver perdido! E ai, talvez, seja tarde demais! Sabias foram as palavras de Chico quando disse que seguia "lembrando da Revolução".

 

 

Gritemos alto: Viva os 200 anos da Revolução Pernambucana!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon