Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Quantos litros de leite são necessários para fazer um quilo de Queijo de Coalho? E qual a diferença entre o Queijo Tipo A e o Tipo B?

January 12, 2017

 

 

Quantos litros de leite são necessários para fazer um quilo de Queijo de Coalho? E  qual a diferença entre o Queijo de Coalho Tipo A e o Tipo B?

 

Queijo de Coalho é o queijo mais tradicional e popular do nordeste Brasileiro. Ele é feito a partir da coalhada do leite e tem como principal característica a resistência ao fogo. Por este motivo é comum encontra-lo sendo vendido assado em espetinhos nas ruas do centro do Recife e nas praias do Nordeste, com orégano ou melaço de cana por cima. Mas você sabe quantos litros de leite são necessários para fazer de um quilo de Queijo de Coalho? E qual a diferença entre o queijo Tipo A e o Tipo B?

 

O Queijo Coalho Tipo A

O queijo Coalho tipo A é feito a partir da coalhada do leite bovino pasteurizada. O leite é aquecido a uma temperatura que varia entre 62°C e 65°C durante 30 minutos (chamado pasteurização lenta); ou a 72°C durante 15 segundos (pasteurização rápida). Em seguida o queijo é resfriado a temperatura de 35°C e acrescido o coalho, o cloreto de cálcio e fermento. A pasteurização do leite é feita para aumentar a validade do produto e eliminar bactérias patogênicas que são prejudicais a saúde humana.

A pasteurização faz com que o leite perca seus aditivos nutricionais naturais como o cálcio e a cultura láctea responsável pelo aroma e sabor do queijo. Por isso nesse tipo de queijo é necessário aplicação de aditivos químicos para restabelecer o cálcio e a cultura láctea perdida durante o processo.

 

O queijo Coalho Tipo B

O queijo Coalho tipo B é feito a partir da coalhada do leite bovino cru. É o queijo artesanal e o tradicional de Pernambuco. Nesse processo o queijeiro trabalha com o leite cru, ou seja, não pasteurizado e não há aplicação de aditivos químicos.

Nesta variação do queijo as bactérias láticas presentes no leite cru, e que são parte de sua microbiota natural, desempenham um papel determinante no processo de fabricação do queijo. São elas que dão as características do produto: a textura, o aroma e o sabor. Que variam em função das condições da produção do leite: como a região onde é produzido, o clima, a alimentação do rebanho, as condições de maturação, etc. É essa microbiologia diferente em cada região que dá ao Queijo de Coalho as suas características particulares. É essa variedade microbiota que dá aos queijos crus em geral um sabor superior e particular aos queijos feitos a partir do leite pasteurizado. Por outro lado exigi um cuidado redobrado para evitar contaminação com micro-organismos indesejáveis.

 

Para fazer um quilo de Queijo de Coalho de boa qualidade são necessários de 8 a 10 litros de leite. Tudo depende do rendimento do leite que tende a variar devido ao pasto, ao clima etc. 

Leia mais:
Conheça uma fazenda onde é produzido o legítimo Queijo de Coalho
 http://emporiopeoficial.blogspot.com.br/2016/05/visitamos-uma-fazenda-onde-e-feito-o.html

 

 

Leia mais sobre o queijo de Coalho

 

Embrapa

http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/11883/2/00077390.pdf

 

Queijo Coalho Engorda?

http://www.mundoboaforma.com.br/queijo-coalho-engorda/

 

Pesquisa diz que Queijo Coalho faz bem a Saude

http://www.jornaldodiase.com.br/noticias_ler.php?id=3347

 

 

Queijo coalho furadinho: um risco a saúde humana maio 17, 2015

http://latinonews.com.br/queijo-coalho-furadinho-um-risco-a-saude/

 

Planeta queijo. Artigo Super interessante

http://super.abril.com.br/cultura/planeta-queijo

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon