Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

A feirinha da praia de Boa Viagem

January 7, 2017

 

Ponto de encontro dos recifenses e programa de lazer de muitas famílias aos domingos, a feirinha da praia de Boa Viagem é a feira típica mais antiga do Brasil. Começou por acaso lá pela década de 60, quando um grupo de jovens, em busca de independência e liberdade, passaram a expor seus artesanatos no local. Com o tempo a praça por onde passavam turistas a caminho da praia e ponto de encontro dos moradores que frequentam a igreja local, se transformou num atrativo turístico. E motivos para essa transformação não faltam: É nessa praça onde encontramos a Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos navegantes, está lá desde 1743 e é o marco de formação do povoado de Boa Viagem. Um obelisco enorme, feito em uma só pedra, marca a conclusão da Avenida Boa Viagem em 1926. Alias, dizem na cidade que quem não entrou na fila pra comprar pastel e caldo-de-cana não conheceu o Recife de verdade!

 

 

Após anos abandonada pelo poder público na década de 90 chegou a torna-se ponto de prostituição. A praça foi resgatada e revitalizada nos nos últimos anos. A igreja foi reformada, o comércio foi organizado, novos empreendimentos, restaurantes e lanchonetes surgiram no local. Artistas de rua se organizam para fazerem suas apresentações às famílias e turistas no largo da praça. Os jovens hippies continuam ocupando o lugar com suas esteiras no chão expondo a sua arte.

 

 

Com a inauguração do parque Dona Lindu nas proximidades, a praça perdeu um pouco do seu movimento habitual. É notório que ela precisa de um incentivo do poder público, os comerciantes reclamam da infraestrutura e muitos dos boxes de artesanato encontram-se fechados. Nada disso diminui o charme da praça e da feirinha, nem o prazer de levar os seus filhos pra comer aquele pastel com um copo enorme de caldo-de-cana, contando histórias e lembrando que seus pais também te levaram aquele lugar. 

 

A feira de arte e artesanato, apelidada pela população como feirinha de Boa Viagem é patrimônio turístico e cultural do povo de Pernambuco e cartão postal da cidade do Recife. Lá é possível comprar artesanatos em couro, renda e bordados além de artigos em cerâmica e vidro. Comer uma comidas típicas, que vai do acarajé a tapioca, comprar pacotes para visitar as praias do litoral Sul como Porto de Galinhas e Calhetasou até algumas cidades do interior, assistir a apresentações de artistas de ruas e contemplar a praia no fim da tarde. Quem nunca né!

  
Encontramos esse blog sobre a praia de Boa Viagem e as pessoas que trabalham nela, super legal!
http://boaviagemrecife.blogspot.com.br/ 
  
Paginas consultadas:
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2015/07/24/feirinha-de-boa-viagem-e-retrato-do-abandono-191563.php 
http://culpadaconfesso.com.br/pastel-e-caldo-de-cana-na-feira-da-boa-viagem/ 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon