Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Balanco 2016 Projeto 2017

December 31, 2016

 

O ano de 2016 muito importante para nós. Finalizávamos o ano de 2015 com a convicção que tínhamos um negócio viável do qual valia a pena apostar. O Problema: Apesar de não dependermos do negócio para pagar as nossas contas pessoas, tínhamos uma capacidade de investimentos limitada. A solução foi intensificar o nosso trabalho, crescer aos poucos ate tornar o negócio viável. Nesse artigo fazemos um resumo sobre as principais dificuldades e a forma como lidamos com elas. Esse texto é um retorno as pessoas que acreditam, apoiam e curtem o nosso trabalho. Esperamos que ele também possa servir de inspiração a outros empreendedores, que assim como nós estão começando, com muitas ideias e pouco dinheiro.

.

Podemos dividir o ano de 2016 em três etapas: De agosto de 2015 a fevereiro de 2016, os custos que nós tínhamos eram maiores do que o resultado da empresa. Nossa maior despesa era a parcela do carro que compramos para poder viajar ao interior. Só a partir de fevereiro os resultados foram suficientes para pagar a parcela do veiculo.  De fevereiro a junho nós aumentamos a nossa capacidade de trazer e acondicionar os produtos. Instamos um baú frigorifico no carro, compramos freezers, um fogão industrial etc. A partir de julho nós aumentamos a nossa presença na internet e a carteira de clientes, começamos a atender alguns pequenos negócios que nos compram para revenda. Em novembro estabelecemos um salário para remunerar o nosso trabalho. 

.

Foram duas as maiores dificuldades esse ano: a crise que vem diminuindo o poder de compra da população e a seca que tem elevado o preço dos derivados de leite: O resultado foi a diminuição da nossa margem operacional, o que nos obrigou a aumentar a eficiência e melhorar a gestão. Enquanto muitos colegas saíram do mercado, nós seguimos crescemos. Consideramos essa a nossa maior vitória em 2016. Em 2017 temos duas pretensões: fazer a transição para micro empresa e tornar o nosso negócio autossuficiente e economicamente viável, capaz de gerar os resultados necessários para pagar todas as suas atividades e gerar renda para as pessoas envolvidas. 

.

Para isso temos dois gargalos para superar: 

- Mais braços para realizar todas as tarefas. Hoje duas pessoas realizam todo o trabalho, conciliando com empregos e faculdade.

- Estabelecer uma logística de entregas eficiente.

 

 

Metas para 2017

- Desenvolver a Missão, Visão e os Valores do nosso projeto.

- Desenvolver um sistema de entregas eficiente.

- Oferecer opção de entrega dos produtos já cozinhados e com acompanhamentos nos fins de semana.

- Aumentar a presença na internet.

- Termos um ponto comercial fixo que sirva de referencia aos clientes.

 

- Produzir os nossos próprios bolos e biscoitos. 

- Criar um novo site com notícias e artigos regulares e com possibilidade de compra pela internet.

- Visitarmos outras cidades do nosso Estado e trazermos produtos, dicas e informações.

- Fazer a migração de MEI para Micro empresa.

- Continuar trazendo um pouco do Sertão a sua mesa!

 

Por fim, temos a pretensão de desenvolvermos um modelo de negócio que possa contribuir com o nosso bairro e a nossa nação, alinhado a nossa visão de mundo, humano, solidário e radicalmente democrático. Que possa crescer contribuindo para o crescimento do que esta a nossa volta e subsidiando ações nesse sentido. Essas são intenções que precisam ainda serem sistematizadas, mas que estão presentes em todas as nossas ações e guiam o nosso projeto. Todos nós nascemos, todos nós morreremos um dia, o que fazemos nesse meio tempo? O que deixamos pros que vierem depois de nós?

 

A todos os nosso leitores, amigos e clientes desejamos um ano novo cheio de esperanças, planos, projetos e principalmente disposição para lutar por eles! Agradecemos a vocês a preferência, o apoio, as dicas e os conselhos que nos trouxeram ate aqui. A vocês o nosso reconhecimento. Muito obrigado!

 

Igor e Laysa

EMPÓRIO PERNAMBUCANO

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon