Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Opção saudável tapioca se populariza em todo país.

August 10, 2016

 

Gostosa, quentinha e com baixo valor calórico, não é difícil entender porque a nossa tradicional tapioca, iguaria culinária herdada dos índios, vem fazendo tanto sucesso em todo o país. No ano passado o consumo de goma de mandioca teve um aumento de 30%, este ano de 2016, os produtores estimam que os brasileiros devam consumir cerca 55 mil toneladas da goma, com uma receita estimada de 240 milhões de reais.

 

 Livre de glúten, sal e gordura hidrogenada, o prato se tornou parte do cardápio do brasileiro cada vez mais preocupado em levar uma vida mais saudável. A tapioca, saudável e fácil de fazer, já substitui o pão em muitas mesas de café da manhã pelo Brasil a fora. Em pesquisa recente, a Abam dá conta que o aumento do consumo da goma de tapioca cresceu em todas as faixas de renda. Já a indústria artesanal se renova para acompanhar o aumento da demanda, investindo principalmente em embalagens fechadas a vácuo, que permitem aumentar a validade do produto para até um ano, sem a necessidade de adição de produtos químicos ou conservantes. 

 

 Considerada até pouco tempo atrás um aperitivo de pobre, as versões gourmet do produtos pipocam em todos os lugares. É possível comer tapioca hoje até na praça de alimentação dos maiores shoppings do Recife. Tradicionalmente vendida com coco e queijo, hoje é possível experimentar versões com Carne de Sol e charque, versões doce como cartola, chocolate e goiabada.  

Do ponto de vista histórico, nós herdamos esse quitute dos indígenas, cuja farinha de mandioca era a base alimentar antes da chegada dos invasores europeus. Durante os primeiros anos da colonização em Pernambuco os portuguesas perceberam que ela era um ótimo substituto para o pão. Na cidade de Olinda se consumia intensamente o beiju, a farinha e a tapioca (goma) extraídos da mandioca na casa de farinha implementada na ilha de Itamaracá no século XVI. 

Por essa tradição de séculos de experiência no preparo desse quitute que as tapioqueiras do Alto da Sé, na cidade alto em Olinda, afirmam que elas fazem a melhor tapioca do país! Com toda essa experiência, quem duvida?

 

https://www.youtube.com/watch?v=ZB2wbIBK3Mg 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon