Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Está no ar a Frei Caneca FM 101,5

July 26, 2016

 

Neste mês onde lembramos a Confederação do Equador, movimento insurrecional liderado por Pernambuco que declarou a independia e a república em parte do Nordeste, os recifenses tiveram uma grande conquista. Está no ar a rádio pública municipal, a Frei Caneca FM 101,5.

 

 Aprovada na câmara municipal do Recife em 1960, a rádio levou seis décadas para entrar no ar e só veio a se tornar realidade pela mobilização dos artistas e produtores locais, com destaque ao Centro Luiz Freire, aFoPecom e o Diário Pernambucano que produziram vídeos, promoveram encontros e audiências Públicas para cobrar da atual gestão a implementação da rádio e por fim pela colaboração do deputado estadual Edilson Silva, que destinou parte de sua verba parlamentar para compra do equipamento necessário para colocar a rádio no ar. Ou seja, não era mais possível sonegar esse direito ao povo da cidade!

 

 A rádio que leva o nome do líder da revolução Pernambucana de 1824 esta no ar, em caráter experimental, desde o último dia 30 de junho tocando samba, rock, MPB e música instrumental mas, principalmente tocando os artistas e os ritmos locais Pernambucanos. Nossa impressão nessas primeiras semanas é que a rádio toca de tudo, sem preconceito, mas também sem esquecer de onde e para quem transmite. Para escutar a programação o cidadão precisa sintonizar na frequência 101,5. Os estúdios da rádio frei caneca estão localizados na praça do Arsenal da Marinha no Recife Antigo, bem ao lado do Museu Paço do Frevo, já a sua antena de transmissão foi colocada no Alto Santa Teresinha. O sinal ainda que tenha problemas em alguns pontos pode ser captado em toda a cidade. A Frei Caneca FM faz sucesso em nosso carro!
 

Não sei se por está em fase experimental, mas por ironia do destino a Frei Caneca FM não está transmitindo a “Voz do Brasil”, programa estatal obrigatório que vai ao ar nas rádios de segunda a sexta às 19h. Parece que o Frei, Mártir de nossa Liberdade, continua se recusando a reconhecer governos ilegítimos! Nós torcemos para que o caráter público da Frei Caneca FM seja fortalecido e que ela possa contribuir para o resgate da nossa identidade e tradição. Que o Frei seja abraçado por todos nós em sua volta a cidade!

 

 

 

Assista o vídeo satírico da Fopecon sobre a lenda da rádio Frei Caneca

https://www.youtube.com/watch?v=vHC14QWuNRM

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon