Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Conheça o queijo Cabacinha

July 18, 2016

 

Você sabia que a origem do queijo cabacinha é italiana? Conhecido lá como "Caccio cavallo", era feito inicialmente com leite de jumenta e servia de alimento para o povo nômade. Os queijos eram amarrados aos pares por um barbante ou corda e pendurados numa vara de madeira sobre os cavalos para secar, daí atingiam o formato tão peculiar.

 

 

No Brasil o Vale do Jequitinhonha -MG acabou se tornando um expoente na produção do queijo cabacinha, que ganhou o nome devido à semelhança do formato da cabaça. Recentemente, a região foi reconhecida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) como a principal produtora deste queijo artesanal. Com isso, espera-se padronizar os processos produtivos, incentivar as famílias produtoras e legaliza-las, trazendo mais renda para a região.

 

Características: Queijo em forma de cabaça com a parte mais estreita atada com uma corda. A casca é oleosa e lisa. É um queijo de pasta filada, típico do sul. A coalhada é puxada e filada até ficar elástica. Seu aroma é intenso e prolongado, e o paladar é cheio, mas rico e delicado. Por vezes é feito com uma noz de manteiga no meio, que verte quando o queijo é cortado.

No Empório Pernambucano você pode comprar o Queijo Cabacinha produzido em Alagoinha, agreste Pernambucano, por 15 reais a peça em forma de cabaça com cerca de 500g.

 

Gostou? Confira a nossa lista de produtos: http://emporiopeoficial.blogspot.com.br/2016/05/lista-de-produtos.html

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon