Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Melaço, o doce saudável

June 14, 2016

 

 

Melaço, o doce saudável

 

Considerado o primo pobre do açúcar, e excluído da mesa da aristocracia açucareira, o Mel de Engenho ou  Melaço de Cana, foi até o século XIX  a principal forma de adoçar a comida no Brasil. Hoje ele é redescoberto como uma fonte riquíssima de nutrientes e pode até ser chamado de “adoçante mineral”. Seu consumo regular auxilia o corpo a cumprir várias funções fisiológicas. Pode corrigir distúrbios na pigmentação da pele e cabelo, ou ser usado como suplemento natural de ferro. E, apesar de ser um produto de cana-de- açúcar, o melaço não tem o efeito de causar um pico de insulina no sangue.

 

“Tudo faz crer que o mel de engenho nunca tenha tido vez na mesa dos aristocratas do açúcar. Na hierarquia dos produtos da cana, o mel de engenho, com o seu cheiro gostoso invadindo a casa-grande e dominando os canaviais, com ares de plebeu, sempre foi considerado parente pobre do açúcar, igualzinho ao caldo de cana, ao açúcar bruto e à rapadura.” (SOUTO MAIOR, 1973, p. 1).

 

Benefícios ultra concentrados

O melaço é um subproduto líquido da cana-de-açúcar, extraído durante o processo de refinamento. Pode ser definido como um xarope ultra concentrado, já que na forma saudável só é produzido já na terceira ebulição no processo de produção de açúcar. É o que resta depois de iniciada a cristalização dos grãos de açúcar, e depois de retirada a sacarose. O fato é que depois deste processo todo, se transforma numa potência de minerais. É fonte de cálcio, ferro, manganês, selênio, potássio e cobre.

 

Os nutrientes encontrados no melaço também são importantes para que os músculos possam se contrair, para evitar a coagulação do sangue e para a condução dos impulsos nervosos até o cérebro. Têm influência na significativa na prevenção de artrose, anemia, varizes, batimentos cardíacos irregulares, e sensibilidade a infecções.

Sua riqueza em cobre e em ferro fornece-lhe uma característica única: reverte a cor dos cabelos grisalhos prematuros à sua tonalidade natural. O cobre é essencial para que muitas enzimas consigam fazer seu trabalho no nosso organismo.

 

Um destes, é deixar as células devidamente capacitadas para distribuir o ferro, para eliminar os radicais livres, para que ocorra o desenvolvimento dos ossos e do tecido conjuntivo, e também para que ocorra a produção suficiente de melanina, responsável pela pigmentação da pele e do cabelo. É por isso que usando apenas 2 colheres de chá de melaço por dia, o cabelo retorna à sua cor natural. Esta quantidade fornece 14% do valor diário necessário de cobre para que o organismo “siga trabalhando bem”.

 

Um detalhe importante é que pela quantidade de ferro que fornece impulsiona a energia do corpo. É muito mais rico em ferro que a carne, sendo totalmente livre de gordura. Vale citar que o ferro é indispensável para a hemoglobina, a molécula dos glóbulos vermelhos que leva o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. Logo, é fundamental para que se tenha energia, e para que o organismo faça o metabolismo. Bastam 2 colheres de chá por dia para obter o necessário.

 

Quem quiser um excelente adoçante natural e saudável, poderá usá-lo em substituição ao açúcar, seja para o chá, sucos e até para o café. Curiosamente, até meados do século 19 era o utilizado pela maioria da população, já que sendo muito caro naquela época, açúcar branco era somente para os ricos. Nos dias de hoje, pela preocupação daqueles que querem resguardar a saúde, volta a ter destaque. Mas somente a variedade “Blackstrap” é que possui valor nutritivo saudável. Na dúvida, opte por melaço decana-de-açúcar orgânica,facilmente encontrado nos grandes supermercados. 

 

Artigo retirado e adaptado de: http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/1177/melaco-o-doce-saudavel

Você sabe qual a forma mais saudável de adoçar comidas e bebidas? Leia este artigo http://emporiopeoficial.blogspot.com.br/2016/06/qual-forma-mais-saudavel-de-adocar.html 


Leia mais
http://www.365saude.com.br/pt-diet-nutrition/pt-nutrition/1009096035.html

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/11/nutricionista-fala-sobre-vantagens-e-diferencas-dos-tipos-de-acucar.html

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,entregamos-a-rapadura,4614 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon