Estrada do Encanamento, 675.

Casa forte

info@emporiopernambucano.com.br

Tel: (81) 9 7914-3028

© 2015 por Empório Pernambucano

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Bolo de Rolo

May 22, 2016

Bolo de Rolo, patrimônio Imaterial de Pernambuco.

 

Se tem um exemplo de iguaria que traz em si, um forte traço de Pernambuco é, sem dúvida, o Bolo de Rolo. O tradicional bolo é também um exemplo da diversidade de nossa cultura,  para especialistas na história da gastronomia brasileira, o Bolo de Rolo nasceu no nordeste brasileiro, especificamente em Pernambuco, a partir dos engenhos de açúcar instalados no território pelos colonizadores portugueses.

O Bolo de Rolo utiliza uma gama bem simples de ingredientes: farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Depois de feito a massa (beeeem fina, muito diferente de um rocambole), é jogado goiabada derretida por cima em diversas camadas. Sua origem está na adaptação do bolo português “colchão de noiva”, uma espécie de pão-de-ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses tiveram que trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro. Já o polvilhamento o Bolo-de-Rolo com açúcar em sua camada externa é uma adaptação que registra um momento histórico, é a digital dos engenhos de açúcar da região, onde foram produzidos pela primeira vez.

Tradicionalmente o Bolo de Rolo é servido como sobremesa ou lanche. Um visitante ilustre não poderia sair de uma casa, sem degustar uma fatia de Bolo-de-Rolo. Dessa forma, foi sendo utilizado como forma de estreitar laços de amizade, como forma de agradecimento, como presente e ate para 'amolecer corações'. Até o Papa João Paulo II, quando visitou o Recife em 1980 provou uma fatia. 

Por este motivo a Lei Ordinária Nº 379/2007 reconheceu o bolo de rolo como patrimônio imaterial de Pernambuco.
http://www.alepe.pe.gov.br/proposicao-texto-completo/?numero=379/2007&docid=


EMPÓRIO PERNAMBUCANO
"Levamos Um Pouco Do Sertão a Sua Mesa"

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Posts em Destaque

Engenho São Pedro e a produção de Cachaça ecologicamente correta

May 5, 2018

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga nos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon